Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Notas sobre a questão da eficiência produtiva em face da legitimidade de um serviço prestado no âmbito da comunidade

1) Um dos fundamentos da economia, tal como a conhecemos, é a busca pela eficiência. E eficiência implica produzir mais com menos recursos de modo a se ter mais dinheiro.

2) O problema desse discurso é que ele está inexoravelmente preso à ética protestante, em que a riqueza é vista como um sinal de salvação.

3) Dentro do universo católico, para ser mais produtivo, você precisa ser requisitado cada vez mais por todos aqueles que buscam o seu serviço - e quando te pedem cada vez mais por seu serviço é porque as pessoas na comunidade estão te dando a legitimidade necessária para o seu trabalho, pois elas amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento -  o que fortalece sua influência no âmbito comunitário, já que favorece a santidade de muitos. Para você dar conta dos pedidos da melhor maneira possível, você pode pensar numa maneira de atendê-los bem sem que se perca a urbanidade, a deferência e a cortesia, coisas que são fundadas na conformidade com o Todo que vem de Deus.

4) Se você vai ter todo um trabalho de modo a preparar a empresa para atender a mais pessoas, então é lícito pedir mais dinheiro a quem patrocina o seu trabalho, uma vez que você terá custos maiores. Mas isso é sempre feito de maneira pessoal, por meio de acordos - e nunca de uma maneira impessoal, ao manipular os preços.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário