Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Notas sobre o legado histórico, jurídico e político da Rerum Novarum para o mundo cristão

1) Se a História é luta de classes, então cada classe tem a verdade que quiser, conservando o que é conveniente e dissociado da verdade.

2) Ao se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, estratégias para a tomada do poder são criadas, uma vez que essas classes, para terem a hegemonia, necessitam ter tanto o corpo temporal e espiritual de uma nação ao mesmo tempo. Se cada classe tem sua verdade e cada uma tem sua estratégia para a tomada do poder, então nada mais lógico e insensato afirmar que cada classe tem sua ideologia.

3) Se a verdadeira política decorre da Aliança do Altar com o Trono estabelecida em Ourique, então a verdade não precisa ser minha e nem sua para que seja nossa, uma vez que Cristo está em nós, por força da eucaristia, e entre nós por força da vida gregária que se dá em comunidade. Por isso mesmo conciliar as diferentes classes da nação, de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar em Cristo em razão de uma trabalhar em função da outra, é um dos propósitos do nacionismo. Melhor a concórdia do que o conflito.

4) As lições da Rerum Novarum pedem um novo tipo de estudo histórico de modo a que se chegue a verdadeira justiça - e a verdadeira justiça no âmbito da sociedade pede a concórdia, a conciliação e não o conflito.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário