Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Notas sobre memória e releitura de postagens na rede social

1) Para cada dia passado na rede social, o facebook apresenta uma série de postagens memoriais referentes ao que foi produzido neste dia ao longo dos anos anteriores. Isso é um convite à releitura do que foi escrito.

2) Uma das vantagens da releitura fundada no convite à lembrança é que eu posso partilhar um escrito passado com aquele contato ulterior que não estava presente à época em que a postagem havia sido produzida. Exemplo disso foram as reflexões que escrevi ano passado sobre lógica paraconsistente - na época em que produzi tais reflexões, eu não conhecia o Douglas Bonafé. Quando ele as leu, ele corrigiu meu pensamento, a ponto que tive de retrabalhar o texto. Eis a vantagem da releitura.

3) Mais importante do que a leitura de um texto, é imprescindível fazer a releitura - e a releitura é o convite constante à atualização do texto diante de uma informação nova, numa circunstância nova - o que leva o texto a ser reelaborado, a ter sua forma readequada de  modo a atender aos ditames da verdade, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário