Pesquisar este blog

domingo, 1 de janeiro de 2017

Sai o diploma, entra o portfólio - notas sobre o novo discurso dos empreendedores de palco

1) Há quem diga que estamos na era do portfólio, pois há quem diga que a era do diploma está superada - pelo menos, é o que empreendedores de palco dizem. Muitos deles são charlatães, mas neste ponto há um fundo de verdade por trás disso.

2.1) Quem estuda as leis de um país deve fazê-lo de modo a fazer com que as pessoas tenham consciência de seus direitos e deveres - e o desenvolvimento dessa consciência se dá a partir do Direito Natural, em que a Lei de Deus faz seu pleno cumprimento na carne, do modo a que amemos uns aos outros tal como Jesus nos amou e nos ensinou.

2.2) A partir do dever de que devemos nos amar uns aos outros, nós passamos a nos ver como se fôssemos irmãos uns dos outros - e o país é tomado como se fosse um lar em Cristo e não como se fosse religião de Estado, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele.

3.1) A partir dessa pedagogia, as leis penais tornam-se mais brandas e mais humanas, pois as relações sociais são mais fraternas, mais humanas. Como todos são tomados como se fossem irmãos, haverá menos conflito de interesses qualificado pela pretensão resistida, menos necessidade de se dizer o direito, menos intervenção estatal.

3.2) Onde todos são tomados como se fossem irmãos, há mais partilha. Se há mais partilha, há mais solidariedade, mais caridade. E onde houver caridade, menor é a necessidade de o Estado intervir na propriedade privada, a ponto de aboli-la.

4) Onde o verbo se faz carne de modo a habitar em nós, a liberdade é concreta, pois Cristo é a verdade - e a verdade é um dado que constitui todas as coisas que compõem a realidade, dado que Deus criou as coisas por amor, com uma finalidade benéfica.

5.1) Tenho vários artigos sobre Direito Natural - um portfólio de coisas já escritas e que podem constituir um livro.

5.2) Aquele que se cultiva no estudo da Lei Natural, na conformidade com o Todo que vem de Deus, começa o seu caminho no demais ramos do Direito - e é com base nisso que se começa a se fazer estudos de caso, de modo a saber em que partes a lei positiva brasileira está ou não em conformidade com o Todo que vem de Deus de modo a que sejam corrigidas, aprimoradas. Estes ensinamentos devem ser direcionados a todo o povo, de modo que as consciências sejam semeadas, pois a base do poder é a sociedade e não a classe dos advogados e dos bacharéis que estão ocupando as vagas de deputado e senador no Congresso Nacional.

5.3.1) Dentro da era do portfólio, surge toda uma classe  de juristas formados na atividade intelectual independente, que não estão ligados à vida acadêmica edificando ideologia, ativismo judicial e liberdade para o nada.

5.3.2) Nos tempos atuais, o diploma vale tanto quanto moeda inflacionada - não tem valor nenhum. E é de juristas cultivados na verdade e que fazem atividade intelectual independente, que possuem um portfólio de textos jurídicos edificantes, que virá a falência definitiva de instituições criminosas, como a OAB, que é longa manus do Foro de São Paulo e do PT.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário