Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Notas sobre uma polêmica que está a correr a internet, por conta dos primeiros dias do governo Doria na Prefeitura de São Paulo

1) Algumas pessoas estão a dar o testemunho de que pichadores afirmam que o espaço visual externo de uma propriedade é sempre público, isto é, sem dono. Elaboraram em palavras o pressuposto pra esse tipo de vandalização.

2) Essa gente nega o fundamento de que acessório segue a sorte do principal. O exterior da minha casa é parte da minha casa - logo, se quiserem fazer arte no meu território, só podem fazê-lo com a minha permissão. Como não sou mecenas de pichador e de artista de rua, que faz arte moderna, isso eles não terão mesmo.

3) A mesma coisa se aplica ao exterior de um prédio público ou viaduto - isso é de uso comum do povo e pertence a toda a coletividade que toma o país como um lar em Cristo. E cabe ao poder público a curatela desses bens. O poder público não poderá dispor disso sem a permissão da população, que paga impostos para ter aquilo.

4) Quem edifica liberdade para o nada fala que coisa pública é coisa sem dono. E quem fala isso não passa de um bárbaro, de um apátrida.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário