Pesquisar este blog

domingo, 22 de janeiro de 2017

Notas sobre arquitetura e nacionidade

1) A arte de ligar o plano do Céu ao plano da Terra se chama pontificado. É mais do que ciência, pois envolve um certo tino persuasivo racional e espiritual de modo a que as pessoas troquem a má consciência fundada no conservantismo insensato pela boa e reta consciência decorrente do conservadorismo, que se alimenta da experiência e do trabalho acumulado do conservantismo sensato ao longo das gerações, de modo a edificar uma santa e servente tradição.

2) O pontificado é governo e é também a primeira construção que liga a Terra ao Céu. É a verdadeira arquitetura - se uma ponte pode atravessar um rio de uma margem à outra com segurança, então qualquer construção que tenha dentro de si a função de ser ponte que ligue a Terra ao Céu pode ser chamada de arquitetura.

3) Se Arquitetura é sinfonia em pedra, então a nacionidade decorre de todo o acumulado de todas essas sinfonias, de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar em Cristo.

4) Ao longo das eras, as formas vão sendo readequadas de modo a que essência se mantenha, fundada na verdade, na conformidade com o Todo que vem de Deus. Se a beleza tem conexão de sentido com aquilo que é conforme o Todo que vem de Deus, encontrá-la nos arquitetos formados na cultura de servir liberdade para o nada é uma grande tolice. Afinal, a mentalidade revolucionária se alimenta precisamente disso, dessa liberdade voltada para o nada, fundada na pretensão de que o Homem quer assumir o lugar de Deus, nem que tenha de declarar que Deus está morto, como disse Nietzsche.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário