Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Diferenciar usura de agiotagem é hipocrisia

1) Qual a diferença, do ponto de vista legal, entre usura e agiotagem?

2) A usura praticada por banco cadastrado no Banco Central é permitida por lei, mas fazer isso sem esta condição é agiotagem, é crime.

3.1) Neste ponto, esta lei, que data da época do Estado Novo, é fora da lei natural - portanto, fora da constituição natural de todas as coisas fundadas na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3.2) A usura, cobrança de empréstimo com caráter não produtivo, é pecado. E mais grave ainda se é feita a um irmão de fé, que toma o mesmo país como um lar em Cristo.

3.3) A usura passou a ser defendida quando essa noção de irmão em Cristo foi perdida, por conta de atacarem a Igreja, a esposa de Cristo. E ao fazerem isso, atacam ao próprio Cristo.

3.4) Por isso que Douglas Bonafé está coberto de razão quando afirma que protestante não é Cristão - a ética dele, que leva ao capitalismo, é fora de Cristo, pois nasce do fato de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, o que edifica liberdade para o nada. E neste ponto ele, o protestante, é libertário-conservantista.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário