Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Da importância da pastoral do acolhimento de modo a tomar o país como se fosse um lar em Cristo

1) Uma coisa que vejo em filme americano e que não vejo aqui é o seguinte: quando você é novo na vizinhança, a comunidade próxima ao lugar onde você vai morar monta um comitê de boas vindas e te recebe. Em termos comunitaristas, isso é uma verdadeira pastoral do acolhimento, feita de modo a se tomar o novo país como se fosse um lar em Cristo. E isso é importante, nacionisticamente falando.

2.1) Não vejo essas coisas na minha paróquia - quando comecei a freqüentar a paróquia próxima do meu lugar de residência, as senhorinhas da tal pastoral nunca me abordaram dessa forma.

2.2) Se a pastoral do acolhimento é o comitê de boas vindas da paróquia e não faz o que deve ser feito, então por que razão ela existe? Para massagear o ego de quem é parte da pastoral?

2.3) Se a pastoral não funciona como tem que ser, então ela não é conforme o Todo que vem de Deus, já que a indiferença é o verdadeiro fundamento da liberdade para o nada, pois surgirão pessoas no seio da Igreja que não acreditarão na fraternidade universal, proporão uma nova heresia e a casa terminará dividida. O próprio Cristo disse que se alguma coisa não faz bem o seu trabalho, é melhor arrancar e jogar ao fogo eterno, pois a omissão favorece o mal.

2.4) A sorte é que eu fui à Igreja sabendo o que queria, após muitos anos aprendendo catolicismo na Internet. Recebi a primeira comunhão, tive o batismo confirmado e tento ser um bom exemplo de católico para quem acompanha o que faço, seja no facebook, seja no ambiente paroquial, quando não estou no computador, a trabalho.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário