Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Para se entender o latim, você precisa aprender a tomar Roma como se fosse um lar. Ou seja, você precisa se projetar para dentro do passado daquela civilização, antes e depois do Cristianismo

1) Uma das razões pelas quais eu quero aprender latim é para compreender o contexto social do Império Romano e de que forma o Estado Romano, com as suas leis, não só conseguiam manter a ordem e de que forma essa mesma ordem virtuosa fazia com que outros povos quisessem ser parte dessa mesma ordem, sem a necessidade de serem conquistados por meio de uma guerra.

2) Foi por conta desse elemento romano em parceria com a sabedoria grega e a fé judaica que surgiu a civilização cristã na Europa. É por conta disso que aceito aprender latim.

3) O professor Olavo de Carvalho fala que língua, fé e cultura são as verdadeiras essências para se compreender a civilização. E isso pede estudo de maneira integrada. De nada adianta aprender a língua latina se eu não estiver integrado à cultura católica, sobretudo à cultura da missa tridentina. 

4) Se não houver essa interconexão de saberes, não haverá conexão de sentido entre a necessidade de aprender a língua, o direito romano, a história romana e a tradição católica. Os latinistas pecam um pouco porque o ensino do latim ainda se encontra compartimentalizado, como se a língua fosse uma disciplina estanque, em relação ao Direito Romano ou a própria História de Roma.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário