Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Notas sobre o ensaio, enquanto gênero literário

1) Um bom escritor não deve ser lido de maneira isolada - ele deve ser lido junto com outros autores, principalmente com aqueles que lhe serviram de base para escrever o que escreve. Se esse bom escritor lhe indica uma lista de referência, essa lista não é taxativa - com o tempo você encontrará outros autores que podem te dar uma pista para entender o que esse bom escritor disse, ainda que de maneira involuntária.

2.1) O tipo de literatura que pratico é a literatura da dissertação argumentativa.

2.2) Leio livros de autores que colhem provas documentais advindas de arquivos públicos e privados - e muitos deles poderiam ser lidos de maneira séria, se o ambiente acadêmico fosse sério. Além disso, leio as postagens dos meus pares de facebook, que me servem de base para escrever os meus textos.

2.3) É por essa razão que não posso ser lido de maneira isolada - quando não faço menção ao texto, eu parto do pressuposto de que você o conhece. Isso não me impede que eu faça uma nota de rodapé explicando melhor o contexto dos meus comentários, mas como eu escrevo para pessoas que são do mesmo meio em que me encontro, as notas de rodapé me são desnecessárias, por enquanto.

3) O gênero ensaio é exatamente isto: registro de impressões autênticas de homens que possuem talento para a especulação. E para isso, descreverão fatos e conseqüências de fatos. Como não tenho vivência suficiente para condensar essas experiências em personagens que exemplifiquem melhor o que falo, é por essa razão que escrevo o que escrevo. Talvez alguém com talento para fazer isso consiga transformar isto que venho refletindo em uma história digna de ser contada - por enquanto, ainda não encontrei uma pessoa com tal qualidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário