Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Notas sobre a estupidez acidental e sobre a estupidez essencial

1) Uma pessoa sensata tem momentos de estupidez, em alguns momentos da vida. Se o amor tudo suporta, esse amor corrigirá a estupidez, uma vez que estará servindo de poder moderador de modo a que a pessoa se emende e permaneça na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.1) Uma estupidez mais qualificada, fundada na soberba, já é algo mais grave, pois nos afasta da amizade com Deus a tal ponto que relações sociais são desfeitas por conta disso. 

2.2) Esse tipo de estupidez não é algo acidental, como vemos no ponto 1, mas algo essencial - e se isso é essencial, a convivência com esta pessoa não é conveniente. 

2.3) Se uma pessoa for casada com gente assim, deve se afastar da pessoa e até anular o casamento, pois houve um erro de essência sobre o caráter da pessoa, uma vez que este vício permaneceu oculto até a hora da consumação do casamento. Mas se você se casou com esse tipo de pessoa mesmo com este tipo de problema, então é melhor suportar o peso da cruz, pois você assumiu o risco de que sofreria neste tipo de relação. Afinal, o amor tudo suporta - e neste ponto, é preciso intervenção divina, de modo a suportar tudo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário