Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Notas sobre as atividades intelectuais primárias e secundárias

 1.1) Em economia, a atividade de coleta de recursos naturais depende destas atividades: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, pesca e mineração. Estas atividades constituem as atividades primárias da economia, posto que produzem matérias-primas.

1.2) A atividade intelectual segue a mesma lógica. Neste ponto, literatura, jornalismo e coleta de documentos de época nos arquivos públicos e privados constituem as atividades primárias da atividade intelectual, atividades essas que viabilizam à atividade especulativa, que é o trabalho que faço, pois sou uma mistura de historiador, filósofo e jurista.

2.1) O artesanato, que visa a transformar matéria-prima em produto acabado, constitui a atividade secundária. Quando feita de maneira sistemática e automática, ela se torna indústria. 

2.2) A atividade que faço, no ramo intelectual, é análoga ao artesanato. É da especulação que encontramos meios para compreender o que aconteceu no passado e o que poderia ter acontecido se as coisas se dessem de maneira diversa - além disso, com base no que realmente aconteceu, nós encontramos meios de prever o que pode acontecer no futuro, tendo por base o que houve no passado, uma vez que ações parecidas tendem a se repetir ao longo do tempo, o que viabiliza um paralelo, uma vez que na História encontramos vários precedentes para esse tipo de análise. Em tempos online, de colaboração em massa, a atividade intelectual especulativa tende a ser facilitada, criando uma verdadeira indústria cultural.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 2016.

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/12/notas-sobre-natureza-do-trabalho-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário