Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2016

Como ler um texto com notas de fim?

1) Certa ocasião, eu vi que alguns revisores de texto entram em desespero quando descobrem que têm de fazer revisões ortográficas ou de tradução de textos cujas notas são de fim e não de rodapé. Ler e reler o texto dá uma trabalheira imensa - o simples fato de o texto estar com notas de fim revela que o projeto gráfico é pouco amigável ao leitor. Em termos informáticos, nada user-friendly.

2) Pela minha experiência de digitalizador, eu costumo fazer o destaque da frase e da nota, se houver uma nota, não importando se ela é nota de rodapé ou nota de fim de texto. Com isso, eu sempre sei o que estou lendo.

3) Esta foi a maneira que encontrei de ler um texto cujas notas são de fim. É mais ou menos como se usasse um caderno e escrevesse. O único porém disso que faço é que preciso ter o projeto completo já digitalizado. E digitalizar um livro inteiro dá trabalho. A sorte é que gosto do que faço.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário