Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2016

Receita para um bom debate

1) Debate bom é aquele em que as partes se respeitam e debatem idéias, sempre com o objetivo de chegar a um denominador comum, a verdade, coisa que leva a Cristo. É tão natural isso que nem precisa ser moderado.

2) O grande segredo para um bom debate é trazer pessoas com algo relevante a falar. Se a pessoa tem conteúdo e não está metida com mentalidade revolucionária, esta é a melhor pessoa para se trazer para uma boa conversa.

3) Quando você percebe que pelo menos dois de seus pares têm idéias antagônicas, é só pô-las em choque - e o debate será civilizado e honesto.

4) Eu tenho por norma não colocar comunista, nem anticatólico, muito menos imbecil numa discussão, visto que ela será extremamente improdutiva. Como são sabidamente desonestos, eu nem os coloco em discussão. E venho percebendo pela experiência que comunidades de facebook que são ou foram construídas sob o critério do antipetismo e do salvacionismo tendem a ser impessoais. E onde há a impessoalidade, a verdade reinante é que cada um terá a verdade que quiser - e isso leva a conflito. É baixaria do começo ao fim, onde o relativismo moral favorece aos comunistas, assim como os libertários-conservantistas, que preparam o caminho para eles.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 06 de novembro de 2016 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário