Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Por que digitalizo meus livros?

1) Estou construindo uma biblioteca com o que há de melhor de História do Brasil e de Portugal. 

2) Quando digitalizo um livro da minha biblioteca, estou dando aos meus contatos online aquilo que naturalmente faria a quem está no Rio de Janeiro, ainda que por razões circunstanciais: abrir minha biblioteca a eles, como se estivessem visitando a minha casa. Como meu escritório mal comporta duas pessoas ao mesmo tempo, já que meu apartamento é pequeno, então é vantajoso que vocês recebam meus livros digitalizados desde o dropbox. 

3.1) Vocês podem ir já lendo os livros e me compartilhando os dados quando quiserem. 

3.2) Muitos livros que tenho eu sequer li, visto que escrever e analisar as coisas da forma como eu faço toma muito do meu tempo. Não me incomodo de aprender por osmose através de vocês. Na medida do possível, vou analisando as coisas e respondendo.

3.3) Afinal, estamos em tempo de colaboração em massa. Uns colaboram mandando livros desde o exterior, alguns me mandam dinheiro, outros colaboram lendo e anotando o que é pertinente e outros transcrevem vídeos para texto escrito para eu analisar melhor - e assim sucessivamente.

4) Por trás de uma pessoa como eu, tem que haver um grupo de pessoas que colabora comigo, na condição de assistentes. Afinal, o trabalho que faço não é trabalho para um só - é preciso que vários colaborem, tal qual uma equipe.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário