Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Por que Bolsonaro não pode ser comparado a Trump?

1.1) Trump é uma cria da América, naquilo que tem de melhor: descendente de imigrantes que foi para aquele país de modo a buscar uma vida melhor. Como o país foi fundado nesse sonho, foi tomado como se fosse um lar (pode-se falar em nacionismo americano, mas ele só não é perfeito porque não se dá na conformidade com o Todo que vem de Deus e porque nenhum presidente recebeu de Cristo missão alguma de modo a servir a Ele nestas terras distantes, dado que o país nasceu de uma ruptura).

1.2) Com o passar das gerações, os descendentes honraram o legado de seus ancestrais e ampliaram a riqueza, a tal ponto que foi possível conquistar a presidência com recursos próprios, sem praticamente precisar do suporte de um partido político.

1.3) Isso explica o fenômeno Trump, pois ele é fruto daquilo que a América tem de melhor.

2.1) Bolsonaro é uma cria deste regime revolucionário, o republicano, que toma o país como se fosse religião totalitária de Estado.

2.2) Os positivistas romperam com tudo aquilo que foi fundado em Ourique e passaram a importar tudo o que não presta em outros países, dado que são progressisas, uma vez que gostam de idéias arrivistas e não se dão o trabalho de estudar a realidade desta pátria.

2.3) Como todo bom militar, Bolsonaro acha que lei escrita é lei eficaz, dado que não passa de um positivista inveterado - e como todo positivista, um conservantista (dado que defende as regras do Código Penal relativas ao aborto, como em casos de estupro), um salvacionista (já que age tal qual um salvador da pátria), além de ser um tolo que não percebe que está pavimentando o caminho para gente mais revolucionária do que ele eliminar de vez o que ainda resta do Brasil verdade (tal como vemos nos incidentes envolvendo Jean Wylis e Maria do Rosário).

2.4) Bolsonaro é o oposto do Trump. Ele é fruto daquele desastre original que houve em 15 de novembro de 1889, que rompeu toda a nossa ordem fundadora, edificada em Ourique. O Lula é a síntese da metástase que houve, já que crença de tomar o país como se fosse religião desdobrou-se numa experiência mais radical, dado que involução é evolução com sinal contrário - é isso que caracteriza mentalidade revolucionária.

2.5) É mais sensato comparar Bolsonaro ao Lula do que ao Trump, se observarmos a realidade brasileira, dado que conservantismo não é conservadorismo, assim como nacionismo não é nacionalismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário