Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Não se preocupem com o fato de não estar escrevendo nada no momento

1) Algumas pessoas estão tão acostumadas a me verem escrevendo todos os dias que, quando eu tiro uma folga, as pessoas acham que não estou bem, já que isso não é normal para elas.

2) Muito pelo contrário: estou bem de saúde. O fato de não ter nada para falar no momento acontece com qualquer escritor - como isso é um dom de Deus, eu não posso servi-lo de maneira vazia, falando a primeira asneira que me vem à cabeça, tal como muitos fazem.

3) O que costumo fazer quando não estou escrevendo? Fico em geral meditando - a atividade contemplativa é essencial para eu fazer bem o meu trabalho. Medito sobre muitas coisas até o momento em que encontro algo maduro para poder escrever aqui. E é este algo maduro que revelo, pois sei que isso vai edificar algo bom nas pessoas, na conformidade com o Todo que vem de Deus. O que ainda não estiver amadurecido, eu nem escrevo ainda, pois sei que não achei uma forma de pôr isso no papel muito bem.

4) Enfim, quando estou em atividade contemplativa, é como se estivesse negociando com Deus coisas relativas à minha atividade trabalhista - afinal, não falo nada se sentir que minha hora de falar sobre isso ainda não chegou. Há matérias que não estão maduras ainda - e é péssimo pra mim usar de sabedoria humana dissociada da divina de modo a servir essas questões de maneira vazia, pois eu estaria pecando contra a bondade de Deus se fizesse isso.

5) Por isso, fiquem tranqüilos. Quando tiver algo a dizer, eu estarei aqui para falar algo relevante. Se eu não escrever, é porque não tenho nada mesmo a escrever.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 03 de novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário