Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Não devemos rebaixar ao nível do chão questões de relevo (notas da experiência ateniense)

1.1) No livro A Pátria Descoberta, Kujawski apontava que na ágora as pessoas discutiam todos os dias a fundação e a refundação da polis.

1.2) É exatamente isto o que ocorre quando um país escreve e reescreve a constituição diversas vezes, já que todos têm o direito a terem a liberdade e a verdade que quiserem. O que antes afetava uma cidade agora afeta um país de proporções continentais, composto de mais de 5 mil municípios. Isso é uma hecatombe nuclear, feita numa dimensão política. Enfim, não sei o que é pior: ser atingido pelo míssil Satan-2 ou ver isso acontecer mais uma vez em nossa história.

2.1) Quando você discute todos os dias algo que é essencial, você simplesmente banaliza algo que deveria ser debatido somente entre os melhores da nação. Isso é o rebaixamento da essência das coisas. E isso é uma das causas do relativismo moral.

2.2) O fundamento da liberdade para o nada é dar pérolas aos porcos. Quando questões de relevo - que pedem que o Espírito Santo nos conduza nos caminhos da verdade - são discutidas rotineiramente entre todos os membros que se encontram na ágora, tal como discutimos futebol no barzinho, isso aí é um indício de que nada de bom surgirá a partir daí. Não é à toa que a democracia ateniense desaguou numa tirania, num populismo nefasto.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário