Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2016

O que é preciso para entender o que escrevo?

1) Houve quem dissesse o seguinte: "Dettmann, eu leio os seus textos, mas eu não me sinto parte deste mundo que você prega, visto que sou protestante, ainda que não praticante".

2) O que escrevo é mais do que uma obra científica sobre tomar o país como se fosse um lar em Cristo e não como se fosse religião de Estado desta República: o que escrevo foi feito da mesma forma como foi feita a Bíblia: de católico para católico. O texto foi feito para quem vive a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus - ou seja, foi feito para quem tem uma cosmovisão católica, que foi a que fundou este país.

3) O professor Olavo fala que a melhor forma de você entender um autor é você incorporar dentro de si a cosmovisão adotada pelo autor - e isso pede que você se converta. Essa cosmovisão deve estar internalizada na carne, de modo a que você consiga entender o sentido da obra; se a chave para entender a Bíblia é a cosmovisão católica, na teoria da nacionidade você vai precisar desta mesma visão, pois Cristo é também construtor e destruidor de Impérios e escolheu os portugueses de modo a que servissem a Ele em terras distantes - e o Brasil é desdobramento desta tradição. Por conta disso, a interpretação desse meu trabalho está intimamente ligada aos postulados que formaram a fé católica, visto que minha obra é acessório perto do principal, a fé católica.

4) Com base nessa cosmovisão católica, você vai lendo as obras que li com olhos de católico. E você entenderá porque escrevi o que escrevi.

5.1) Não escrevi com neutralidade acadêmica - eu fiz uma investigação das coisas tendo por fundamento a conformidade com o Todo que vem de Deus.

5.2) Se a fé fundada nessa conformidade gerou o método científico, então a verdadeira ciência decorre necessariamente da verdadeira fé. E é porque não encontrarei nas universidades ambiente propício para isso que fiz as coisas de forma independente dessas instituições - eu estive o tempo todo a serviço do Santo Espírito de Deus de modo a apreciar retamente todas as coisas.

6) Se você se sente um "peixe fora d'água", isso não é culpa sua. Eu levei 20 anos para entender do que o Brasil foi feito - e eu me sentia um "peixe fora d'água" como você. Um dia você vai chegar onde cheguei - o que escrevi é só um atalho. Se você quer ler meus textos realmente, de modo a compreender o que digo, então se prepare espiritualmente para a leitura do mesmo modo como me preparei para escrever. Se a pessoa não tiver a curiosidade ou a necessidade de ter uma cosmovisão católica de modo a compreender melhor o que digo, fará conservantismo e estará à esquerda do Pai. Por conta disso, desse conservantismo insensato, você será uma pessoa eternamente apátrida e nada de bom contribuirá à sociedade a não ser com a sua própria prole - será uma proletária, no sentido romano do termo; um tipo de escória, que votará na esquerda e na manutenção deste maldito regime chamado República no Brasil.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário