Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Num trabalho filosófico coerente, as contradições estão todas moderadas, pois há um poder moderador exercendo esse controle em nome da verdade, coisa que vem de Deus

1) O professor Olavo de Carvalho fala que uma obra filosófica pode ter contradições, uma vez que as diferentes tensões dialéticas que a constituíram estão todas presentes nela. E essas tensões dialéticas estão moderadas pela coerência e pelo sincero amor à verdade, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2) Quando se é rei de seu próprio domínio - de seu pensamento, pela graça de Deus -, as contradições dialéticas da obra não conspirarão contra você - na verdade, cooperarão de tal maneira que você sirva aquilo que é verdadeiro a quem realmente busca a verdade, pois nessa obra estarão todas as nuances necessárias de modo que o seu leitor domine aquilo que necessita ser observado, com base na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) Tal como disse Clarice Lispector, a palavra precisa ser o seu domínio sobre o mundo, enquanto escritor. E esse domínio precisa ser convertido em serviço à verdade, à conformidade com o Todo que vem de Deus. Por isso, você deve ser firme e não aceitar o patrulhamento de quem quer que seja, por força de doutrinarismos, por força de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade.

4) Eis porque dominar a linguagem leva ao compromisso de dizer a verdade - e se você diz a verdade, os que conservam o que é conveniente e dissociado verdade se separarão de você. Essas falsas amizades darão lugar às verdadeiras amizades, já que uma das delícias que se pode ter ao agir servindo à causa da verdade é a personalidade - não há nada melhor do que ser alguma coisa num mundo cada vez mais sem sentido, como o Brasil no ano 127 de nossa República totalmente descristianizada. Esta é a cruz que eu abraço - e eu a abraço ternamente por conta disso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2016.

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/por-que-devo-dominar-linguagem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário