Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Notas sobre a importância dos jogos eletrônicos para o desenvolvimento das habilidades científicas

1) Se a economia estuda a ação humana, então a melhor maneira de se estudar uma realidade é simulando-a num jogo computadorizado.

2) A mesma coisa se dá no Direito, pois a decisão judicial tende a obedecer aos princípios do dilema do prisioneiro, base sob a qual se assenta a chamada teoria dos jogos, essencial para se estudar a cooperação entre os indivíduos.

3) A simulação não é a própria realidade, mas uma reprodução limitada de alguns aspectos de modo a que se compreender melhor o que acontece. Em ciências sociais, equivale ao laboratório dos cientistas em ciências naturais.

4) A grande vantagem da interconexão dos saberes está por conta da interdependência: o cientista social precisará de gente especializada de modo a fazer simuladores que reproduzam com o máximo de precisão aquilo que foi coletado da análise de campo sociologicamente falando. Esses simuladores, esses jogos eletrônicos, atiçam a imaginação de muita gente e os faz buscarem ainda mais conhecimento, de modo a fazer coisas melhores.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário