Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Como a palavra voltada para o nada faz do conservadorismo um eufemismo do conservantismo, de modo a mascarar a hipocrisia, a desonestidade de um ser ímpio?

1) Flatus vocis, se traduzirmos para o português, é voz chã, voz que está no nível do chão. Se algo está no nível do chão é porque é tão primário e tão tosco que não tem relevo algum, dado que não tem nenhuma elevação espiritual de tal forma que nos leve à verdade, à conformidade com o Todo que vem de Deus.

2) Quando você estuda um assunto, você se eleva espiritualmente. Se você é elevado espiritualmente, você falará as coisas com bondade, com caridade. Não só do modo oral, tal como fazemos entre os presentes, no mundo real; também o fazemos por escrito, seja entre os ausentes - coisa que fazemos por e-mail -, seja entre os presente, coisa que se faz na rede social.

3.1) De nada adianta conhecimento sem sabedoria, pois isso é soberba.

3.2) Eu vejo muitos contatos que conhecem o catecismo de cabo a rabo, gente que só sabe freqüentar a missa tridentina, mas não tem a nobreza necessária para promover a fé fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus com argumentos sensatos ou com posturas exemplares. Neste ponto, muitos deixam a desejar.

3.3) E o termômetro disso é a desobediência: quando vejo gente tratando o vigário de Cristo como um zé ninguém, é sinal de que devo bloquear as pessoas, visto que não são capazes de fazer retiro e meditar sobre o que se fala.

3.4) Ainda que soubesse a Doutrina da Santa Madre Igreja a fundo, eu faria críticas pontuais e educadas, mais ou menos como faço, quando vou criticar alguém: com caridade e com bondade, tal como fiz com todos aqueles absurdos que o Alexandre Seltz falou sobre monarquia. Quando faço isso, é porque tomo quem vai receber a crítica como um irmão em Cristo, um filho da Igreja, ainda que tenha recebido o cargo de ser o timoneiro da arca de São Pedro. Se seguissem meu exemplo, não fariam isso que fazem.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2016.

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/a-republica-no-brasil-nasce-de.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/antes-de-estudar-historia-dos-eua-eu.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário