Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Comentários sobre uma passagem d'A República de Platão

1) Platão dizia, em seu livro sobre a República, o seguinte: "Uma cidade bem governada torna-se uma possibilidade se você encontrar uma forma de vida honesta que não aquela que é própria de possuir cargos públicos, como se isso fosse coisa ou propriedade do governante".

2) Essa vida honesta se dá pelo fato de se tomar o país como se fosse um lar em Cristo. Por isso, sirva aos seus semelhantes e estes começam a segui-lo onde quer que você vá, pois você passa a ser uma espécie de governante por força do exemplo, ainda que você não tenha cargo algum. E é distribuindo esse senso que uma cidade passa a ser governada através da virtude, pois isso é próprio da conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) A iniciativa pública se torna naturalmente competente se houver subsidiaridade: aquilo que o conjunto das famílias não puder fazer, o município deve bancar a responsabilidade, no âmbito local; se o conjunto das autoridades locais não der conta, o governo provincial supre; e se o conjunto das províncias não puder suprir, o governo central, composto da União das províncias em torno de problemas em comum, supre.

4) Dentro deste ponto, a teoria da nacionidade deve ter dado alguma viabilidade prática a esta observação de Platão, ainda que uma maneira não intencional - afinal, eu não tinha lido esta passagem, quando comecei a estudar este problema.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário