Pesquisar este blog

sábado, 15 de outubro de 2016

Comentários sobre Eduardo Cunha

1) Se Cunha está envolvido em esquema de corrupção, então ele deve responder por seu crime e pagar até o último centavo, se for condenado. O que torna o Cunha nefasto é que ele joga as regras do jogo muito bem - e as atuais regras do jogo do poder são nefastas, pois precisam ser mudadas.

2) Ele evitou a todo custo evitar ser julgado pelo juiz Sérgio Moro, manobrou, protelou, fez tudo o que podia, mas caiu, por conta de seus crimes. Se as nossas penitenciárias fizessem o seu papel, Cunha pagaria por seus pecados, se arrependeria de seus crimes e teria uma segunda chance - eu mesmo votaria nele, se ele se arrependesse de seus pecados, pois o que ele fez na Presidência da Câmara - durante o auge da crise de legitimidade que envolvia a presidente Dilma, por conta de ganhar a reeleição com fraude - é louvável, pois eu nunca vi um presidente da Câmara tão bom quanto ele - e talvez não veja alguém como ele ocupando aquela cadeira nem daqui a 30 anos. É por conta desse papel importante que ele desempenhou que vejo que ele merece, em tese, uma segunda chance, se levarmos em conta o mérito político.

3) Como nosso sistema penal não recupera, creio não ser sensato colocá-lo lá de volta, pois ele é ambicioso e sabe jogar com estas regras nefastas - e nem tudo o que é legal é honesto. O que é uma pena, pois ele era bom no que fazia, apesar de seus pecados.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2016.

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/se-devemos-amar-nossos-inimigos-entao-o.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/10/para-se-tomar-o-pais-como-se-fosse-um.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário