Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Outra medida política que tomaria se fosse prefeito

1.1) Eu nunca tive aulas ou li livros sobre a História da Cidade do Rio de Janeiro ou do Estado do Rio de Janeiro. Essa é uma das minhas maiores frustrações, nesses mais de 20 anos que estudo a História do Brasil.

1.2) Para alguém que é tomado como se fosse professor por muitos aqui no facebook, isso é algo que me falta, pois nunca tive a oportunidade de estudar essa parte - por isso que não atuo na seara municipal ou estadual, dado que não conheço a história da minha própria localidade. E não conhecer a história da minha localidade faz de mim um verdadeiro analfabeto político, ainda que no sentido relativo do termo.

2) Se há algo que faria, se fosse prefeito de minha cidade, seria promover concursos para que façam o melhor manual de história da cidade do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro e que isso seja oferecido aos estudantes da rede pública da cidade. Faria com que o estudo da história local seja matéria obrigatória.

3) Obviamente, estariam automaticamente excluídos do concurso historiadores de viés marxista, visto que ensino é ato de amor e este não pode ser ideologizado.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2016 (data da postagem original).

Um comentário: