Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O anatocismo se funda na abstração e isso é fora da realidad

1) Embora o anatocismo seja perfeitamente lógico, do ponto formal, ele não respeita o princípio da eventualidade, da incerteza das relações sociais - e o que torna as relações sociais incertas são as circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis, já que viver é um eterno risco. Logo, a lei da oferta e da demanda não é automática, dado que as relações sociais não são impessoais, pois os homens não são escravos do dinheiro e muito menos do Estado tomado como se fosse religião.

2) Pensar as coisas dessa forma leva a economia formal a ser tomada como uma espécie de abstração - e o que é abstrato é impessoal. E o que é impessoal leva ao conflito de interesses qualificado pela pretensão resistida, o que favorece a uma maior intervenção estatal na economia, a tal ponto onde tudo estará no Estado e nada poderá estar fora dele ou contra ele. Logo, o que é abstrato tende a ser planejado.

3.1) A Escola Austríaca faz suas análises com base na abstração.

3.2) Embora seja logicamente possível, ela não é realista, uma vez que a oferta e a demanda se regulam por força da eventualidade, observando as circunstâncias tanto do produtor quanto do consumidor.

3.3) Além disso, as relações do mercado são relações entre pessoas, são relações sociais - e a base da vida em sociedade, dessas relações sociais, é amizade, fundada no fato de se amar e rejeitar as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento.

4.1) Onde o dinheiro tem mais valor do que esses laços, a vida fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus fica impossível, senão uma loucura.

4.2) Por isso mesmo, a escola austríaca só é correta numa ordem errada, onde se conserva o que é conveniente e dissociado da verdade. E é por força disso que se edifica liberdade para o nada, onde o dinheiro financia tudo, criando um verdadeiro relativismo moral.

5.1) Onde a lógica foge da verdade, ela certamente acabará edificando liberdade com propósitos vazios, pois nega a fraternidade universal, coisa que decorre da conformidade com o Todo que vem de Deus, assim como a verdade que há por trás das ações humanas  E por conta disso, a economia passa a ser a uma engenharia social fundada em sabedoria humana dissociada da divina.

5.2) Por força disso, por conta dessa influência kantiana, que foi um pensador anticristão, a escola austríaca é herética. E neste ponto, o pensamento do Angueth está correto.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 2 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário