Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Notas sobre o mundo português pensado em tese, antítese e síntese

1) Se um ciclo sólido abrange o espaço de 4 gerações, então algo fundado na democracia dos mortos, tal como foi estabelecido em Ourique, precisou de 4 ciclos sólidos para ser construído ou 16 gerações - mais precisamente, 480 anos. E é isto que caracteriza a lusitânia clássica - a tal ponto que isso virou uma epopéia, tal como foi descrita n'Os Lusíadas de Camões.

2) 480 está próximo de 500. Então, a futura geração que herdará isto, com seus 20 e poucos anos, estará encaminhada na missão de servir a Cristo em terras distantes. E foi neste ponto que se começou a História do Brasil enquanto desdobramento da tradição antiga, dando espaço à tradição da lusitânia nova, cuja missão é a de servir a Cristo em terras distantes, vivendo dispersa pelo mundo.

3) Acontece que esta lusitânia nova rompeu com o seu passado, a tal ponto que desaguou numa mentalidade revolucionária, a ponto de gerar o famigerado quinhentismo. E o efeito desta amostragem são os mais 127 anos de república. Por essa razão, o quinhentismo é o Brasil pensado dentro dos termos da mentalidade revolucionária, coisa que leva o Brasil a ser pensado de modo a justificar a manutenção deste odioso de estado de coisas, fundada no fato de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade. Trata-se de um mito fundador da república, a antítese de Ourique.

4) Como a Republica é utópica, então ela compromete a quinta geração, tornando-a uma geração de quinta categoria, ao criar um futuro do pretérito, hipótese essa que não tem lugar no campo da realidade, por estar dissociada da verdadeira fundação edificada em Ourique. Não é que 500 é mais grave do que 480, uma vez que compromete o futuro, uma vez que os membros desta geração estão em torno de seus 20 e poucos anos e não saberão o que fazer, visto que nada faz sentido, uma vez que as coisas estão voltadas para o nada.

5) Se a lusitânia clássica é a tese e a nova é a antítese, então a lusitânia novíssima, que se encontra dispersa no mundo inteiro será a síntese necessária, a tal ponto que resgatará aquilo que se perdeu por conta dessa mentalidade revolucionária. Como ela está dispersa, ela tomará esta missão como seu destino mais facilmente, uma vez que estará universalizada - e ao retornar ao Brasil, ela destruirá as fundações da mentalidade revolucionária que se encontram nesta terra, restaurando o desdobramento original. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 09 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário