Pesquisar este blog

sábado, 10 de setembro de 2016

Como a revolução Industrial edifica modernidade líqüida?

1) Se o industrialismo é no fundo salvação através do conhecimento, pois é a partir dele que podemos transformar matérias-primas em bens de consumo, então ele se funda no fato de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade.

2) É a partir do conservantismo que toda uma tradição se liqüefaz, de tal modo que ela se reduz a um formalismo vazio, voltado para o nada. Como o conservantismo se perfaz através de uma cultura de legalismo, de fingimento, este conservantismo dá causa à negação à fraternidade universal, coisa essa que é fora da conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) É por conta desse conservantismo que a revolução perde a sua dimensão latina, fundada em renovação de um ciclo natural própria da realidade das coisas, e passa a adotar um sentido germânico do termo, que implica romper com o passado e criar algo a partir do nada, uma vez que o conhecimento permite que se transforme matéria-prima em bens de consumo. E neste ponto ciência vira religião - e o racionalismo se torna um fideismo. É assim que se fabricam ateus - como tudo isso edifica liberdade para o nada, é natural que isso leve os infelizes ao suicídio, pois nada de bom poderá florescer daí.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário