Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Respondendo uma dúvida de um colega quanto à questão da necessidade de se criar duas sedes cardinalícias

1) Alguns me perguntam por que estou sendo tão específico, quanto a essa questão da geopolítica espiritual, principalmente quanto à necessidade de criar 2 novas sedes cardinalícias.

2) Eu respondo: quando pensei em Belém do Pará e Cuiabá como sedes, eu levei em conta três fatores:

a) A Antigüidade da Sé - Belém do Pará e Cuiabá são as sedes mais antigas de suas regiões.

b) A importância dessa Sé para o contexto do país tomado como se fosse um lar em Cristo -  Belém do Pará tem uma tradição cristã enorme, representada no Círio de Nazaré, ao passo que Cuiabá atualmente é um importante polo formador de cristãos, por conta do excelente trabalho que o padre Paulo Ricardo está fazendo lá.

c) A realidade do País ser tomado como se fosse um lar está sendo pensada dentro dessas 5 regiões. Se isso é um dado cultural da nossa realidade, enquanto nação cristã, então não é fora da conformidade o Todo que vem de Deus pensar dessa forma, já que atende à realidade de nossa terra.

3) A geopolítica espiritual costuma usar muitos elementos da geopolítica pensada pelos militares. Como estamos numa guerra cultural, numa guerra de civilizações, então devemos pensar o país dentro de dimensões espirituais - e nesta terra, ela tem de fato dimensões apropriadas, adequadas à nossa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário