Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O que aconteceria se o Brasil fosse uma pátria educadora de verdade?

1) Se o Brasil fosse mesmo uma pátria educadora, o país seria uma nação de historiadores e de escritores de obras literárias.

2) Numa nação de historiadores, o hábito de cultivar homens de modo a serem guardiões da memória faria com que nenhum crime cometido em época passada se tornasse prescrito. Pois só quem pode lembrar é que tem o direito de perseguir e punir conforme os princípios da Lei Natural, pois se Deus se lembra de tudo, então os ilícitos cometidos, por força da ação do Santo Espírito de Deus, não serão esquecidos, o que favorece a aplicação da Lei Penal.

3) Numa nação de escritores, a linguagem é trabalhada de várias maneiras de modo a instigar a imaginação. E uma memória se faz a partir de imagens que não podem ser esquecidas - e a linguagem bem trabalhada favorece que se pense a realidade a partir das imagens que são feitas dela, com o uso de uma descrição bem adequada, bem articulada.

3) Uma nação de escritores e historiadores seria um desdobramento dos primórdios da civilização, composta de caçadores-coletores. Os caçadores-coletores culturais, com o uso da escrita, fazem verdadeiras maravilhas, experimentando as coisas de modo a ficar com o que é conveniente e sensato. O maior desafio é evitar que a mentalidade revolucionária floresça entre nós, por conta de sabedoria humana dissociada da divina. E isso pede eterna vigilância.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de agosto de 2016 (data da postagem original).


Nenhum comentário:

Postar um comentário