Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Notas sobre o comunitarismo


1) Comunidade vem do latim communitas, da qual decorre o conceito de comunhão. Comunitarismo é voltar aos tempos em que a vida em comunidade fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus era não só um ideal de vida, mas uma realidade própria para se viver a vida cristã.

2) A base da comunhão implica amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Além disso, é uma forma de se viver a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus, pois o local prepara o caminho para o universal.

3) Aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, não só vivem junto como também trabalham junto, onde um trabalha em função do outro, gerando uma verdadeira interdependência, pois quem serve ao seu semelhante tem o direito de colher o fruto do seu trabalho - e o fruto do seu trabalho acaba sendo usado não só para o seu bem-estar ou aprimoramento pessoal como também para o bem-estar de sua família, além de ser aproveitado para beneficiar a própria comunidade, dentro daquilo que ele, o indivíduo, é capaz de fazer, pois empreender é um apostolado de serviço, uma vocação.

4) A noção de distributivismo abraça necessariamente a idéia de comunidade. Se essa noção de comunidade cristã não for resgatada, não for uma coisa viva, verdadeira, então a gente não sai dessa ordem econômica e social baseada no utilitarismo e na liberdade servida para o nada, que nega a fraternidade universal.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário