Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Fundamentos do bem governar, tendo por base aquilo que foi edificado em Ourique

1) Servir a Cristo em terras distantes significa encontrar terras onde o Cristianismo possa ser semeado e nelas prosperar.

2) E povoar esta nova terra com almas cristãs é fundamento de um bom governo.

3) Como o Rei é vassalo do Rei dos Reis, ele cuida segurança e patrocina que as cidades produzam seus próprios recursos, de modo a que possam favorecer a economia do Reino de tal modo a que a balança comercial seja sempre favorável.

3) Para que as pessoas das províncias se integrem e passem a tomar o Reino como também parte de seu lar, governar é também abrir estradas - como estrada é fundamento da segurança, é prerrogativa do Rei fazê-lo.

4) Governar é também abrir escolas e hospitais. Como o país é tomado como se fosse um lar com base na Aliança do Altar com o Trono edificada em Ourique, então incumbe a Igreja educar os filhos e cuidar da saúde dos mesmos, já que o doente é um irmão necessitado.

5) Num país em que o Estado é tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora ou contra ele, nada será bem feito, apesar das ambições. Até porque tudo é mudado de uma vez a cada quatro anos, isso quando não tem um escândalo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário