Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Receita medieval para um bom arquiteto

1) Projete sua própria casa e more nela - assim, você projetará a casa com maior segurança possível, sem risco de desabar. Se você não tem habilidade manual, contrate alguém que faça isso pra você, nesta empreitada.

2) Se a casa não desabar e te matar lá dentro, é porque você é um bom arquiteto. Se você é um bom pai de família, você poderá servir bem a todos os seus semelhantes. Afinal, para que serve o CREA se você tem a admiração dos que te são mais próximos, quanto ao bom trabalho feito?

3) Se eu fosse arquiteto, projetaria a casa como se eu fosse morar nela, ainda que ela fosse feita para outra pessoa, segundo as especificações dessa outra pessoa. E para se fazer algo bom, é preciso de certo modo sentir como o outro sente. E isso é um nobre exercício de compaixão. Se eu não sentir isso, vira vaidade e comércio.

4) O arquiteto precisa ter um certo quê de louco. Precisa pôr-se de rato de laboratório, habitando por um tempo sua própria edificação, só para ver se ela é segura e sem correr o risco de desabar. Se não tiver esse tipo de loucura, por que deveria confiar em alguém que projeta casas para os outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário