Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2016

Notas sobre quinhentismo e seiscentismo

500 (quinhentos) - ao longo da história, surgiu um período chamado humanismo e renascimento (do italiano cinquecento). Isso gerou o neopaganismo, do qual o quinhentismo é um movimento revolucionário.

5 x 100 - tal como já falei antes, o quinhentismo é um centurismo de quinta categoria. 

Centurismo => comunismo, pois são 100 cem anos de mentalidade revolucionária, com mais de 100 milhões de mortos. É o humanismo secular por excelência - e pode dizer que esta ordem não produz nada de bom, a não ser caos, destruição e cadáveres.

500 + 100 => seiscentismo => é o barroco, foi uma reação decorrente do espírito revolucionário que foi introduzido no quinhentismo. Nele, o ascetismo foi elevado a uma forma de arte. O amor à Deus enquanto criação artístico-literária atingiu seu ápice, seja na literatura, nos quadros ou na produção de textos, tal como vemos nos Sermões do Padre Antônio Vieira.

1)  O Brasil foi descoberto em 1500 - a partir do ano seguinte, já entrou no seiscentismo. 

2) Dentro da conformidade com o Todo que vem de Deus, saiu do 0 (do não, do paganismo) para o 1 (do sim a Deus, à conformidade com o Todo que vem de Deus, tal como foi edificada em Ourique).

3) A partir do vintismo, da Revolução Liberal do Porto, inventou-se uma história fora de Ourique. E saímos do 1 e fomos para o 0. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário