Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Estudo de caso sobre usura e comércio em tempos de guerra

1) Para quem estuda a DSI, é interessante estudar a Teoria Geral dos Descobrimentos Portugueses, de Jaime Cortesão, como um estudo de caso. 

2) Desde o Antigo Testamento, há um ensinamento de que ninguém deve praticar usura com aquele que é irmão, aquele que ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, sendo ele de sangue ou não.

3) A tomada de Constantinopla, em 1453 levou as Igrejas Católica, Copta e Nestoriana a se aliarem. E a Igreja, de modo a estimular a Cruzada, concedeu monopólio a quem encontrasse um caminho marítimo para as índias. 

4) Como as índias não eram cristãs, então buscou-se uma aliança contra os islâmicos - e a usura vinda do comércio serve para financiar a guerra justa contra os islâmicos. Trata-se de uma aliança provisória, feita com um propósito produtivo - e à medida que os aliados entrassem em conformidade com o todo que vem de Deus, eles passariam a ter as relações econômicas fundadas na prestação de serviço, postos que os povos passariam a amar e a rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. E quem ama e rejeita as mesmas coisas sempre será beneficiado pela reciprocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário