Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2016

Notas sobre o fato de se estar frente a frente com a suma realidade, por conta do ofício de escritor

1) Como Deus tudo vê, tudo pode e tudo sabe, então o fato é que nada pode ser anteposto a Cristo. Como nada pode ser anteposto a Cristo, então Ele é a última instância da realidade, a verdade por excelência. E ao estar diante da verdade por excelência, você deve ser sincero - sua alma deve estar presente a Ele e prestando-lhe contas o tempo todo, seja no confessionário, seja no diário, que é o confessionário do escritor diante do Sumo Ouvinte, do Ouvinte Onisciente - afinal, Ele é o conselheiro admirável, filho da Mãe do bom conselho, Nossa Senhora. 

2) Todos os dias estou diante de uma voz que me fala coisas importantes e necessárias. Não são vozes vindas do exterior, como a dos paroquianos, mas elas falam ao meu coração e ressoam no meu cérebro. Eu ouço essa voz claramente, por conta do fato de escrever e por conta de estar em constante contemplação. A voz me é familiar: é a voz do próprio Espírito de Deus - seja me confortando, seja me dizendo coisas para que eu possa escrever, Ele está sempre lá comigo, a todo o momento e a todo lugar.

3) É por conta disso, do fato de saber tudo o que me afeta, que estou sempre me confessando e sempre comungando. Vai chegar um tempo em que a confissão semanal vai tornar-se confissão diária - e vai chegar um tempo em que a comunhão semanal vai se tornar diária, uma vez que acessório segue a sorte do principal.

4) O meu trabalho, se bem executado, leva a santificação de muitos, incluindo este que se faz instrumento de Cristo - este escritor que vos fala. Por isso, eu tenho o privilégio de estar numa das poucas profissões do mundo onde posso trabalhar em casa e realizar tanto a comunhão quanto a confissão freqüente. Se eu progredir na fé a esse ponto, eu posso dizer, com toda a certeza, que foi o próprio Cristo Crucificado de Ourique quem me deu essa graça, pois servi e servirei a Ele em terras distantes, através da rede social - e continuarei a servir até o fim da vida.

5) Meu amigo Helleno não consegue conceber, muito menos imaginar, um santo trabalhando na Internet, meio este onde se vê conservantistas e libertários a todo o lugar e a todo o momento, pecadores contumazes por excelência. Se ele ler meus mais de 2 mil escritos, feitos à base de muita meditação e contemplação, talvez ele perceba que isso é possível. Só Deus sabe o que se dá dentro da minha cabeça - por isso, eu decidi consagrar minha atividade ao Sagrado Coração de Jesus Sacramentado. Faço isso todos os dias de quinta, quando vou à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Um dia farei pelo método de Santo Afonso de Ligório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário