Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2016

Quando o caminho é difícil, Nossa Senhora nos ampara

1) No terço dos homens, quando rezamos a ladainha de Nossa Senhora, eu fico me lembrando de uma classe degredados de filhos de Eva em particular, que sabe muito bem o que é a vida neste vale de lágrimas: os poloneses.

2) Não é à toa que a devoção por Nossa Senhora por lá é causa de nacionidade, de se tomar o país como se fosse um lar em Cristo, apesar de tudo. 

3) Se já apontei que o ad Jesu per Mariam é o princípio constitucional de todas as coisas, de modo a que estejamos em conformidade com o Todo que vem de Deus, então a Polônia é a pátria mais constitucional que conheço - como a lei natural se dá na carne, então eles internalizaram as verdades de fé mais caras desta forma.

4) Por isso que a restauração da missão que herdamos de Ourique deve passar por estes fundamentos. Precisamos aprender com os poloneses a honrar a nossa herança, ainda que do modo mais penoso possível. Pois como já foi dito: muita coisa foi-nos dada pelo Cristo Crucificado de Ourique - e muito nos será cobrado, por fundamento neste mesmo Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário