Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2016

Notas sobre o parentesco agnato

1) Em latim, "agnus" quer dizer "cordeiro".

2) Agnato é tudo aquilo que é próprio do cordeiro. E o cordeiro definitivo é Cristo, pois na cruz Ele pagou pelos nossos pecados.

3) Parentesco agnato é, pois, a grande família de batizados. Embora não tenhamos laços de sangue (parentesco cognato), o amor ao irmão, fundado em Cristo, gera um novo homem e uma nova mulher, a ponto de gerar uma nova família.

4) Como escravos foram batizados e puderam se casar, então estes puderam legar bens aos seus filhos.

5) Como nobres foram batizados, estes podiam se casar com gente de condição inferior (casamento morganático) sem perder aquilo que decorria do título de nobreza. Com isso, o escravo, por força do casamento, era considerado livre.

6) O conceito de abolição de família, fundado na mentalidade revolucionária, se dá por escalas. Primeiro, ocorre a abolição da família agnatícia, coisa que se deu com o protestantismo, que não crê em fraternidade universal. Como o protestantismo preparou o caminho para o libertarismo, o qual, por sua vez, preparou o caminho para o totalitarismo (comunismo), o próximo passo foi acabar com a família cognata, através do amor livre, sem compromisso. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de março de 2016 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário