Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O nacionismo é a evolução do patriotismo

1) Ainda que amasse um só país, o meu país, o amor que tenho por ele se funda no fato de que a Terra está ligada ao Céu. Se amo o meu país tendo por Cristo fundamento, então tudo o que fizer de bom na terra será ligado ao céu, ao passo que tudo de ruim eu fizer será desligado do céu.

2) O patriota, quando ama só a sua terra, ainda que desligada do Céu, tende a perverter o seu amor a partir do momento em que esse país é tomado como se fosse religião, pois está conservando o que é conveniente e dissociado da verdade.

3) Quando digo que o nacionista ama ao menos duas pátrias, é porque ele sabe que o verdadeiro amor emana de Deus e porque leva em conta as pontes que ligam a Terra ao Céu. O que aprendo aqui é um preparatório para servir a Cristo em terras distantes - e em Cristo aprendo amar aquela nova terra como se fosse minha também, tendo por Cristo fundamento.

4) Dito por essa forma, o nacionismo é a evolução do patriotismo, cujo amor tende a ser materialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário