Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Técnicas para escrever em tempos de seca criativa

1) Quando estiver numa seca criativa, eu adotarei a técnica do Olavo: imitando Pascal, ele escreve frases soltas - do acumulado de frases soltas, ele vai ordenando o texto aqui e ali, de modo a produzir um texto consistente e organizado.

2) Dos textos que já produzi, eu posso pincelar um ponto de um artigo A e combiná-lo com outro ponto de um artigo B. E, uma vez definida a ordem, surge um texto aprimorado - o que leva à sistematização de uma idéia, na forma de livro. Isso é possível porque adoto a técnica dos autores da patrística de numerar cada ponto que escrevo. A diferença é que escrevo textos curtos e mais simples.

3) Ainda que eu faça uma engenharia reversa nos meus próprios textos ou esteja planejando um texto, a inspiração, com base no Espírito Santo, é sempre necessária - se o Sumo Bem é a Suprema Realidade, aquilo que nos leva à conformidade com o Todo que vem de Deus, então devo estar sempre inspirado, de modo a falar ao meu próximo tudo aquilo que é bom e necessário. Pois a palavra de Deus não deve ser servida de forma vazia - da mesma forma, o dom de escrever não deve ser usado de maneira fútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário