Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Por que não sou anarquista de livre mercado?

Róger Badalum​ me pergunta:

Dettmann, em suma, ao refutar a Escola Austríaca, não estaria em consonância com Huerta de Soto (da própria Escola Autríaca, que por sinal, segundo ele,  é derivada da escolástica espanhola e seus estudos tomistas) que defendera o liberalismo clássico até antes de 2000 e agora é um anarquista de mercado? 

"O liberalismo tradicional (liberalismo clássico ou minarquismo) é uma utopia irrealizável que se baseia em doutrinas falsas. O capitalismo libertário, da propriedade privada ou anarquia de propriedade privada (anarco-capitalismo) é a única opção compatível com a natureza humana."

Eu respondo:

1) A queixa que tenho da Escola Austríaca é com relação às suas bases neokantianas. E essas bases neokantianas são sabidamente anticristãs. Da combinação das bases neokantianas com essa apropriação indevida da escolástica espanhola, o resultado vai ser uma tragédia sem precedentes.

2) Anarquia de livre mercado implica dizer que o homem livre é para fazer o que for do seu agrado, seja se isso é bom ou ruim. E a troca estará livre de todo tipo de implicação ética. E isso é a consagração típica da heresia libertária entre nós. Recentemente, eu postei um texto de D. Estevão Bittencourt que fala justamente sobre isso.

3) Como sabemos, a liberdade tem profunda relação com a verdade e isso implica um dever moral, próprio de se estar sujeito à Lei Eterna - por ser livre em Cristo, por ser Ele a verdade, eu não posso fazer qualquer coisa que atente contra a Lei Natural - e devo me servir de exemplo, de modo a que isso faço se dissemine a todos os que estão ao meu redor, de modo a que aprendam a amar e a rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Eu tenho liberdade para fazer alguma coisa - se Deus me criou por amor, estarei em conformidade com o Todo que vem de Deus se fizer o bem, pois, enquanto criatura amada por Deus, esta é a minha natural prerrogativa, pois sou ser humano. 

4) Como bem disse São Paulo, Deus me deu livre arbítrio para tentar e experimentar de tudo e ficar com o que convém. O problema é que alguns usam isso para o mal, a ponto de conservar o que é conveniente e dissociado da verdade - e não é à toa que o conservantismo é estar na esquerda do Pai no seu grau mais básico, pois estamos tomando a nossa escravidão no pecado original como se fosse nossa libertação diante de tudo aquilo que foi estabelecido pelo Divino Pai Eterno - e isso edificará liberdade para o nada, fundamento que nos leva à conformidade com o Todo que vem do Anjo Decaído: Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário