Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Notas sobre cooperação intelectual online

1) O lado bom de se estar com os meus contatos online está no fato de que eu os vejo fazerem comentários sobre um ou outro autor conhecido, de tempos e tempos - por conta disso, acabo me valendo desses comentários de modo a escrever minhas próprias reflexões. Não é preciso perder tempo lendo as balelas de uma filosofia ruim, como a do Nietzsche, se já tenho alguém enviando resenhas mastigadinhas - o que acaba me gerando um atalho para o conhecimento.

2) Quando era estudante do segundo grau, isso na aula de geografia era chamado de "efeito demonstração". Posso não saber nada sobre o assunto, por conta de não ter feito a leitura direta da fonte, mas acabo sabendo uma ou outra coisa por conta de ouvir falar. Se o comentarista for digno de atenção, algo dele acabo assimilando, como se fosse por osmose. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário