Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Como funciona a técnica das tesouras envolvendo libertários e revolucionários?


1) Quem não vê que o libertarismo é a base motriz do comunismo não está entendendo absolutamente nada - dois exemplos são bem emblemáticos, a respeito do que estou falando: 

1.1) O primeiro deles é a revolução dos 100 dias na China, levada à cabo pelos libertários, que resultou na revolução de Mao, como conseqüência linear.  A retórica libertário-conservantista, ao tempo da queda do muro de Berlim, afirmava que o comunismo havia acabado, somente para dar-lhe o tempo necessário de modo a surgir renovado e dono da cultura, o que levou a que esta nefasta ordem pipocasse no mundo todo de forma mágica e trágica. 

1.2) Um outro exemplo é essa tendência filhadaputesca dos libertários brasileiros em desprezar os contundentes e certos diagnósticos do professor Olavo, o que os levou a caírem no colo de clássicos esquerdistas.  Os libertários-conservantistas são integrantes ativos no esquema revolucionário que visa destruir O ocidente e se apresentam como "adversários" no campo político.

2) Essa oposição é absolutamente necessária para o concurso mesmo do processo revolucionário que, segundo a idéia do materialismo histórico de Karl Marx, necessita de oposição para o seu desenvolvimento. A tese comunista precisa da sua antítese libertário-conservantista para condicionar as forças políticas no campo delimitado pelo esquema revolucionário, pois o libertarismo acaba a partir do momento em que aplica as premissas, fundadas numa liberdade voltada para o nada, em um cenário histórico qualquer, criando as condições materiais para o desenvolvimento do esquema comunista - e este, quando chega ao seu limite - depois de toda a destruição que promove-, faz com que o libertarismo seja a "única" opção "sensata" a ser seguida, somente para se limpar na própria sujeira e levar o processo a novos patamares, levando a novas possibilidades de ação revolucionária.

Haroldo Monteiro (texto adaptado por José Octavio Dettmann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário