Pesquisar este blog

domingo, 8 de novembro de 2015

O americanismo nasce da invenção das tradições

1) O processo de se tomar o país como se fosse religião necessita basicamente de tradições inventadas, fundadas em sabedoria humana dissociada da divina. É mais fácil estabelecer esse processo em países mais novos do que em países mais antigos.

2) Entre 1620 a 1776, os EUA receberam a tradição inglesa por conta da colonização, mas o vínculo com a terra de origem durou pouco tempo e foi rompido por conta da influência das idéias iluministas e da tirania do rei inglês, que era um rei louco.  Entre 1776 até hoje, os EUA tiveram de fundar tradições próprias, de modo a rejeitar a herança inglesa - e começou importando tradições holandesas e depois francesas, tradições essas que nasceram da Revolução Francesa, de algo já descristianizado e anticatólico. E durante o processo de expansão, adotou algumas tradições liberais hispano-americanas, decorrentes do processo de descolonização que afetou a toda a América Hispânica, via México.

3) Misturou tudo, tomando por base a tradição libertária do iluminismo. E acabou criando uma cultura laica, que foi sendo promovida através da ordem econômica oriunda do protestantismo. 

4) Essa cultura laica nos Estados Unidos foi-se radicalizando de tal forma que acabou gerando o projeto de uma civilização sem Deus, a União Soviética. E a Revolução Rússia foi financiada pelos capitalistas norte-americanos, os mesmos que desejam edificar uma nova ordem mundial.

5) O ponto culminante foi destruído, por conta da consagração da Rússia. O próximo passo é combater a cultura laica dos Estados Unidos, nascida da combinação de ética protestante com idéias iluministas, seja da França ou da América Hispânica, via México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário