Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Não espere privacidade na rede social - Parte 1

1) Tem gente que fala o seguinte: "José, pare de ficar falando no meu inbox. O meu celular não pára de apitar e eu não consigo fazer as coisas. E não vou desligar o meu celular por sua causa".

Minha resposta:

2) Compre dois celulares. Eu tenho dois celulares: um só para o face e outro pra família. Eu recebo um monte de mensagens o tempo todo e nunca tratei ninguém mal só porque fala demais no face e no meu inbox - mesmo que me marquem em mensagens fora de sentido, nunca chamei a atenção, pois a pessoa, quando me cita, ela me preza. Quando falo demais, é porque falo coisa necessária. E gosto que me falem tudo o que sabem - tudo mesmo. Ainda que eu esteja cansado, vocês podem continuar falando que eu atendo vocês depois. O bom da conversa online é que posso continuar a conversa, assim que puder.

3) Se falasse coisas inúteis, improdutivas, faria jus que eu parasse de falar no inbox, visto que sou um ser vazio. Não me incomodo que lotem minha inbox com mensagens produtivas. Quando tenho um tempo, dou um trato e seleciono as postagens. Sou muito paciente com quem queira conversar comigo sobre coisas úteis, mas a recíproca não é verdadeira. Por isso que quero que me tratem do mesmo jeito com que trato vocês. 

5) Agora, brigar comigo só porque falo tudo o que devo te contar no inbox revela o cúmulo do seu egoísmo, pois você preza mais o seu espaço do que a verdade. Como posso te chamar de conservador se você não age assim? Aqui é um ambiente público - privacidade não existe. E conheço bem as regras da casa.

6) Além disso, o inbox não é seu - se fosse só seu, ele deveria se chamar diário e não inbox. O que falo inbox é o fruto decorrente interação entre mim e você - se falo inbox contigo é porque eu te prezo. Se você me mandar parar de falar, então você não preza aquilo que eu falo: a verdade. E você se revela conservantista - e não sou amigo de conservantistas.

7) É inviolável a privacidade, mas a lei funciona para ambientes reais. Não procure privacidade na rede social, pois você não a terá. Meu espaço é seu espaço - o máximo que posso fazer é fugir das conversas inúteis e nunca da enorme quantidade de conversas úteis.

8) Eu falo muito por escrito e pouco falando - por isso que não uso Youtube. Se falasse besteira, eu teria de me calar, pois não faço bom uso da minha habilidade. Agora, quando você pede que eu pare de falar, aí você está conservando o que é conveniente e dissociado da verdade - e aí eu vou ter que te bloquear.

9) Sou rigoroso nas pequenas coisas, assim como nas grandes. Se vacilar comigo nas pequenas coisas, terá perdido a minha amizade para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário