Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O individualismo metodológico fundado no fato de que todos têm a sua verdade é falso

1) Uma das razões pelas quais a economia clássica não prosperou na Alemanha está no fato de que a utilidade das coisas está intimamente relacionada ao atendimento das necessidades humanas, levando-se em conta o custo e a oportunidade para se obtê-las. Esta observação derivava da observação direta da realidade, pois tudo isso decorre da própria experiência de se atuar na atividade mercantil. A Alemanha foi sede do Sacro Império-Romano Germânico e muitos de seus territórios foram parte da Liga Hanseática ou da Liga de Schmalkalde.

2) A economia mercantilista é por essência uma economia pragmática, fundada em resultados práticos. E esse pragmatismo é crucial de modo a atender necessidades humanas em larga escala. A experiência política dos romanos apontava isso - e aliança da política romana com a economia pragmática levou ao ressurgimento da ordem neopagã.

3) Enriquecida no individualismo metodológico, fundado em bases iluministas, neokantianas, não foi muito difícil para os industriosos e metódicos alemães erguerem uma economia próspera em muito pouco tempo, após a primeira unificação, em 1871.

4) A natureza pragmática e metodológica própria dos alemães teve seu eco na cultura do Estado tomado como se fosse religião, já que para Hegel o Estado é o ponto mais alto das realizações humanas. E o que é a exaltação do humanismo senão o pacto com o diabo, tal como vemos no Fausto, de Goethe?

5) Se o libertarismo leva a uma liberdade voltada para o nada, então os grandes erros da escola austríaca estão intimamente ligados aos vícios inerentes da cultura alemã da qual é originária. Se a doutrina de Kant é base para a mentalidade revolucionária, então o individualismo metodológico feito em bases kantianas é também viciado, senão herético.

6) O verdadeiro individualismo metodológico pede que se tome o país como se fosse um lar, e que se crie uma profissão com base nas circunstâncias em que os indivíduos se encontram - pois o individuo é ele mesmo e suas circunstâncias, como diria Ortega y Gasset. E a função empresarial está intimamente ligada às circunstâncias em que os indivíduos se encontram - ela não é pura, divorciada da realidade, pois o homem não é uma folha de papel.

7) Para se tomar o país como se fosse um lar, é preciso se estar em conformidade com o Todo que vem de Deus - e isso pede bases católicas e não bases libertárias, que buscam uma liberdade sem Cristo.

8) Se o pensamento austríaco for modificado em bases culturais diferentes daquelas da qual é originário, ele perderá seu caráter herético. Pois a sua heresia está na base kantiana e nos vícios inerentes da cultura alemã, da qual é originária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário