Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Da associação dos trabalhadores no âmbito da economia monopsônica


1) Uma associação é criada a partir da união de pessoas que possuem interesses em comum. Os verdadeiros interesses em comum fazem pessoas a amar e a rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento - além disso, elas colocam na sua atividade todos os verdadeiros fundamentos cristãos por trás daquilo que fazem.

2) Se uma associação de trabalhadores de uma determinada cidade se une sob esses fundamentos, então essa entidade representará esses trabalhadores - e no âmbito da associação, eles debaterão qual é o preço mínimo a ser pago por trabalhador dessa classe laboral. E se essa associação de trabalhadores for virtuosa e justa, fundada na tradição de servir, ela terá tanta força moral que seu preço terá força de lei, por se dar na carne. Como a lei que se dá na carne reage bem a estrutura da realidade, então esse mínimo pode ser reajustado conforme as circunstâncias, mas sempre tendo por fundamento os valores cristãos.

3) Uma economia monopsônica só pode funcionar bem se tiver fundada em valores cristãos. Numa economia onde os homens são substituíveis uns pelos outros, o salário mínimo será inflacionário, pois pouco importa se o trabalhador é honrado ou desonrado, todos receberão o mesmo salário, o que é injusto, pois cada homem é um ser - e por único, ele é infungível. E o salário deve proporcional à produtividade desse profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário