Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Olavo e a questão da restauração monárquica

1) Me perguntaram o que o professor Olavo pensa da restauração monárquica.

2) A resposta que eu conheço, com base na experiência, é a seguinte: até onde sei, o professor Olavo está mais preocupado com a formação geral do povo brasileiro. Só que ele toma por base algumas coisas que são viciadas - como se o republicanismo fosse legítimo, sem se ver a natureza do movimento, a forma como este se formou, que é anti-cristão e anti-ouriqueano. Por isso, a formação mais geral é a específica, da forma como tenho tentado apontar: a defesa da restauração monárquica.

3) O próprio professor Olavo é de uma época em que ainda se acreditava muito no republicanismo, pois ele nasceu em 1947, quando surgiu um governo democrático, por estas bandas. Esse governo sofreu um tempo de governo de exceção - depois de um tempo a democracia foi restaurada e faliu completamente, com a ascensão do PT.

4) O homem de 1947 era formado no positivismo e no nacionalismo - e não lhe foi permitido conhecer sobre a monarquia, movimento esse ilegal até 1988. 

5) Ainda que o professor Olavo tente fazer o bem sem olhar a quem, ele, nesse ponto, tem um pouco da sua época. Os vícios de seu tempo, querendo ou não, o afetam, pois ele viveu isso - e isso está na carne. Se ele não é monarquista, eu não o culpo - e para ser monarquista naquele tempo, era preciso ser um homem chestertoniano: remar contra a maré. E isso só poucos conseguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário