Pesquisar este blog

domingo, 27 de setembro de 2015

O quinhentismo não passa de um centurismo de quinta categoria


1) O quinhentismo não passa de um centurismo de quinta categoria.

2) Tomando por base a tradição positivista de se tomar o fato como se fosse coisa, toda concepção materialista da história tende a justificar todo um discurso ideológico mentiroso, já que a mentira sistemática tende a se tornar uma verdade por meio da constante repetição. É o que vemos nos livros do MEC e nos constantes argumentos de 500 anos de atraso ou quinhentos anos em que o país explora o pobre. Tudo isso leva a que tudo esteja no Estado e na pode estar for dele.

3) A melhor forma de se quebrar o quinhentismo é restaurar o senso de História do Brasil no verdadeiro marco zero: o da fundação do Reino de Portugal, em Ourique, em 1139.

4) A concepção nacionalista da História não consegue sair do argumento de que o Estado Brasileiro nasceu do Estado português. Eles querem um senso de independência parecido com os do EUA, mas isso não vai acontecer porque é utópico, como a nossa República. 

5) A querela do Estatismo, do quinhentismo e do centurismo só se vence restaurando a importância de Ourique em nossa história. É por aí que se vê o descobrimento do Brasil como desdobramento daquilo que Jesus edificou em terras americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário