Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Do nacionismo como cultura de exportação

01) Certa ocasião, eu mencionei que brasileiro é quem toma o Brasil como um lar. E para se tomar o país como um lar, o segredo é educação - para se cultivar homens e mulheres sistematicamente nesse fundamento, é preciso ser um professor virtuoso e passar conhecimentos sobre o passado da terra ancestral. No momento, nascer nesta terra, em meio a esta cultura apátrida dominante, não é preciso, pois o brasileiro virtuoso já nasceu em contexto de diáspora mesmo.

02) Como, hoje em dia, a cultura de apatria é muito forte nesta terra, por conta de tomarem o país como se fosse religião (devido a esses 126 anos de dominio republicano), penso que a melhor solução é formar brasileiros lá fora, mesmo quem, de fato, nunca foi brasileiro nem na vida pregressa (a vida dos antepassados).

03) O senso de tomar o Brasil como um lar, por força de Ourique, precisa ser exportado - preciso traduzir meus textos do português para o inglês ou para qualquer outra língua de interesse. Se a razão de ser de Portugal foi casar o interesse nacional ao interesse universal, então preciso casar a causa nacional à missão de servir a Cristo em terras distantes. Se eu eliminar o quinhentismo da nossa cultura, então o problema da apatria estará terminantemente resolvido.

04) Se o estrangeiro aprender a tomar este país como um lar, com base no conhecimento que adquiri, ele poderá vir pra cá, assumir o controle desta terra e redefinir o destino dessa pátria, trazendo coisas boas de sua terra a esta terra, com base no que tanto ensinei. 

05) O brasileiro formado por mim, ao aprender a dizer sim ao Cristo Crucificado de Ourique e a servir à Casa Imperial de Bragança, converterá os vícios da apatria em virtude patriótica. Pois a imigração redefine os destinos da pátria - e a prisão em que hoje vivemos será convertida em liberdade, em terra de oportunidade para todos.

06) Não, eu não estou desistindo. Apenas enxerguei uma possibilidade, uma oportunidade que me parece conveniente - pois formar brasileiro da forma como deve e precisar ser, dentro desta terra, é um processo trabalhoso e difícil. O país necessita e muito de elementos vindos de fora, de modo a que o senso de apatria seja rapidamente eliminado. O Brasil necessita do espírito livre dos gregos, do senso de missão dos portugueses e do senso de fé católica dos poloneses. E isso na prática só se consegue com imigração.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de julho de 2015 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário